sexta-feira, 20 de maio de 2011

Adolescentes x 'Kit Gay'

             Ante ontem recebi uma ligação da minha irmã que mora em Florianópolis, muito aflita, querendo falar comigo sobre o que estava acontecendo nas escolas de lá, ela me disse assim "Nem sabes Diego, irão começar a distribuir nas escolas daqui "kit's gays" para os adolescentes, e estão passando abaixo assinado contra isso nas redondezas da escola". Sendo assim, resolvi falar sobre este "kit gay" aqui no blog, para socializar com todos vocês e ler as opiniões e comentários sobre este assunto que já está sendo bastante discutido na mídia virtual e por deputados federais e senadores. Desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com entidades gays, este kit visa, entre outros assuntos, acabar ou minimizar preconceitos contra homossexuais nas escola, proposto inicialmente a ser discutido entre professores, e consecutivo a isso a alunos dos 3 anos do ensino médio, para os adolescentes. Este kit será distribuído em 6000 escolas de todo o Brasil no segundo semestre deste ano. Vou levantar algumas questões aqui que gostaria de ler os comentários de vocês a respeito. Nossos adolescentes estão preparados para receber tal material? Os pais estão preparados para este tipo de ação do Ministério da Educação?
          Enquanto educador e pessoa, penso que este tipo de ação requer um certo cuidado, mas acho muito válido, acho que o Ministério da Educação está de parabéns, ao propor trabalhar dentro de escolas públicas do Brasil, questões que nunca antes foram trabalhadas, e homossexualismo é uma delas. Ainda enquanto educador, penso que qualquer forma de preconceito e discriminação é crime e deve existir punições para tal. Enquanto escrevia aqui li alguns absurdos em sites sobre tal assunto, falando que querem transformar nossos filhos em gays, querem que todos achamos que homossexualismo é algo normal. Acredito que enquanto pessoas (Seres Humanos) todos devemos ser vistos como um todo, este tipo de material não irá transformar seu filho em gay, ainda trabalhar homossexualismo em sala de aula, não significa dizer que estamos fazendo apologia a algo e sim trabalhar com este tipo de assunto aguça a vontade do aluno a perceber que a escola está voltada para assuntos atuais do cotidiano.
           Recentes manifestações do Deputado Federal Jair Bolsonaro foram alvos de críticas, ela faz analogia de homossexualismo com pedofilia, ainda ele diz que "um pai presente, e uma ótima educação livra seus filhos de serem gays", ainda ... o próprio Deputado mandou confeccionar panfletos contra homossexuais e serem distribuídos nas escolas, com isso criamos um confronto de idéias. Minha opinião sobre o kit, sou a favor, e acho que outros kit's devem ser criados e discutidos em escolas, como racismo, desigualdade social, corrupção entre outros diversos assuntos polêmicos. Abaixo segue os 3 vídeos que vazou no youtube do kit gay, assista e reflita se seu filho poderia ou não ter este tipo de informação dentro das dependências escolares.

1º de 3 vídeos do Kit Gay ("PROBABILIDADE") 

2º de 3 vídeos do Kit Gay ("TORPEDO")

3º de 3 vídeos do Kit Gay ("ENCONTRANDO BIANCA")

Fique a vontade para deixar seus comentários e opiniões ... Uma ótima sexta à todos.

Um comentário:

  1. Diego, muito bom teu blog!! Vários assuntos, de diferentes ordens que convidam a pensar!!!
    Sobre esse Kit gay, acho que demorou pra acontecer, talvez as professoras, os professores e as/os adolescentes não estejam preparad@s mesmo, mas é preciso que isso seja discutido, para que um dia não cause mais estranheza, para que a violência acabe e as diferenças sejam respeitadas. Assisti aos vídeos, muito bons ... nome que não gostei muito ... podia ser kit do respeito gay, ou do respeito à diferença, coisa assim ..
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir